Caminho dos Marcos às 16.30 |
Acordamos pela manhã no dia 16 de Agosto de 2013 e vemos novamente que nada mudou do verão de 2010 para o verão de 2011 para o de 2012, pois o verão de 2013 está cá e os incêndios estão de volta.
Incêndios que começam durante a noite têm de ter ajuda de alguém, estas situações têm de ter mão pesada por parte da justiça.
E o dia continua e continuamos a ouvir o fogo a estalar, e o cheiro a queimado.
Zonas industriais evacuadas, populares e bombeiros no hospital devido à inalação de fumos.
Não tenho cores politicas nem quero ter, mas uma coisa tenho e é bom senso, pelo que se os meios aéreos para alguma da orografia da ilha não são adequados para outras são, e o que é gasto em outras áreas podia e deveria ser desviado para ajudar as corporações que nos ajudam todos os anos e que põem as suas vidas em risco quando poderiam por um pouco menos se tivessem mais apoio.
Isso não deve ser tomado em conta? Quanto vale a vida destes bombeiros e populares?
Temos um helicóptero da Força Aérea Portuguesa o qual tem a capacidade de carregar um balde para o combate aos fogos, o porquê de não usarmos fica no segredo dos deuses, pois em apenas poucas horas é difícil ter cá meios aéreos do continente pelo que uma solução mais próxima deveria ser tida em conta.
Durante a descida a ajudar no transporte de linhas de água. |
Horas depois toda a zona voltava a reacender. |
A retirada de animais foi realizada a tempo. |
Por volta das 15 horas liguei a um familiar o qual estava a precisar de ajuda e lá foi eu ajudar sem ter previsão do que iria encontrar, pois à minha chegada a sua casa estava em risco de arder, pois o fogo encontrava-se em toda a volta com labaredas de cerca de 4 a 5 metros pois o canavial ali ao lado num terreno abandonado não estava limpo-
Colocamos mascaras e fomos nós mesmos combater o fogo com a ajuda de vizinhos e outros populares tal como eu estavam ali apenas para ajudar, e tenho a agradecer a eles pois devido ao corte de água naquela zona (premeditado pela Câmara local) foram incansáveis no transporte de água de uma pequena fonte fazendo assim um cordão humano para o transporte da mesma de forma a proteger aquelas moradias e palheiros ali existentes.
Gente a gritar, a retirar animais, via-se que o pânico estava muito presente pois pessoas de idade estavam a chorar de cara lavada e imóveis ao ver toda aquela zona da Corujeira mais propriamente o Caminho dos Marcos a arder de forma rápida e implacável. Mas não podíamos parar pois durante longos minutos para mais de 45 minutos bombeiros nem vê-los, não por sua culpa pois estavam noutras frentes, mas notava-mos alguma desorganização por parte da coordenação dos mesmos. Ao chegar os bombeiros tudo ficou um pouco mais calmo pois ali tinham chegado os nossos heróis de serviço com material apropriado e com água, a qual tinha sido cortada na manhã anterior ao incêndio deixando assim a população ainda mais alarmada.
Hoje dia 17 de Agosto ao acordar, pois o cansaço não me deixou continuar por mais tempo, tal como a garganta cheia de fumo, noto que o pior afinal ainda estava por vir, e que durante a ultima madrugada tivemos casas destruídas, animais carbonizados, e até mesmo um hospital evacuado. A zona do Monte e de Stº António tinham sido fustigadas pelas labaredas durante toda a noite.
Zona da Corujeira de Fora por volta das 19 horas |
Meus senhores que têm poder de decisão, tenham uma atitude mais preventiva, esta é uma ilha que vive da floresta, pois o nosso turismo é na sua maioria um turismo virado para a Natureza, e as nossas populações precisam de coisas tão básicas como se sentir seguras dentro das suas próprias propriedades. Todos os anos vemos milhões a ser investidos em situações que não servem a maioria da população, pelo que as vossas prioridades devem ser revistas.
E sim por a nossa vida em perigo para salvar as dos outros é algo que todos nós deveria-mos ter, pois o ouvir da boca daquelas pessoas que ali moram o simples obrigado faz-nos encher de orgulho de nós mesmos, e saber que por mais que o corpo se queixe das mazelas que tivemos, essas mazelas logo ficam curadas.
Por Cláudio Jardim 17/08/2013
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua opinião critica e construtiva.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.