Mesmo num relvado há muito por descobrir.
|
Borboleta |
Todas as cidades têm uma zona de jardins e parques que podemos visitar, e passar algum tempo e por vezes até fazer pequenos lanches sentados na relva.
O que muitos de nós não fazemos é observar com olhos de ver toda a biodiversidade ali existente, pois se tivermos atenção teremos muitas espécies de borboletas, escaravelhos, formigas, entre outros insectos e até mesmo pássaros e outra fauna que para os nossos filhos é algo de espectacular.
Para os nosso filhos ver uma abelha numa flor é algo de novo, e ter uma explicação do porquê da abelha estar ali e qual a importância para nós como humanos, da polinização por parte dos insectos é algo que eles adoram saber, pois ficam a ver que tudo está interligado e que temos de proteger todas as espécies pois todas elas são importantes para nós, mesmo vivendo numa cidade urbanizada.
|
Cisnes |
Ainda esta semana peguei no meu filho e fomos até ao parque aqui mesmo ao pé de casa, para dar comer aos cisnes e peixes do lago ali existente, e ele que já lá tinha estado anteriormente, tinha ainda uma série de perguntas a fazer sobre via, especialmente sobre os animais que ali estavam, e entre uma dúvida e outra que foi esclarecendo até eu aprendi algo, pois ninguém sabe tudo e hoje em dia com a quantidade de informação que chega às nossas crianças, muitas vezes são eles a nos explicar e nós a aprender.
|
Árvore florida |
Uma criança a ver uma semente de uma espécie de planta e perguntar como é que irá dar uma nova planta é algo de enriquecedor para nós como adultos, pois sentimos aquela sensação de que vamos ensinar algo que os irá acompanhar para o resto da vida e educação é isso mesmo. Criar valores nos nossos filhos sobre como proceder em relação à natureza é uma das prioridades que devemos ter pois, estamos a ensinar a ter respeito por tudo o que nos circunda, ou seja o respeito pelos outros é um dos valores que devemos incutir nas nossas crianças, pois assim iremos criar uma sociedade melhor.
|
Compostagem no jardim. |
Explicar que quando comemos as bolachas que levamos na nossa mochila devemos colocar a embalagem exterior de cartão no balde azul e a interior de plástico no balde amarelo, não é difícil e devemos ter isso em conta quando vamos deitar o lixo ali no ecoponto do parque.
Por exemplo passamos ao pé de uma pilha de folhas amontoadas e ele perguntou o que era, e lá tiramos 2 minutos para ver a sinalização que ali estava a falar sobre a compostagem e o que é a compostagem, depois veio logo as ideias, "papá podemos trazer as cascas dos legumes de casa e as folhas das plantas para por aqui para ajudar a natureza".
Saiam de casa levem as vossas crianças a passear nos parques e jardins, aprendam e ensinem e irão ver que serão umas horas bem passadas.
Cláudio Jardim 21/08/2013
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua opinião critica e construtiva.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.