segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Onde vai parar a Ciência Portuguesa?

Os números apresentados pela Fundação da Ciência e Tecnologia são ....... bem nem sei bem o que dizer ...


 Ao analisar estes gráficos fico de boca aberta, com tal estupidez do nosso governo, falamos durante anos que agora que não tínhamos industria iríamos exportar serviços, e sim meus amigos incluíam a ciência nos tais serviços.


 Durante a ultima década temos vindo a verificar grandes avanços nas mais diversas áreas com uma grande colaboração das nossas universidades cada vez mais e mais conceituadas. Os gráficos acima são incríveis, como podemos fazer isto? como podemos expulsar os quadros mais importantes do país? como vamos dizer aos nossos filhos que é na educação que está o futuro?



 Infelizmente depois de ver estes dados sinto-me com vergonha de ser Português, pois temos altos quadros a emigrar para realizar trabalhos e pesquisa que depois iremos importar. Isto é crescer de uma forma sustentada? Andamos a formar estes quadros para oferecer a terceiros? Será que não conseguem ver que cada vez mais precisamos de apostar na ciência e tecnologia, e que saí mais em conta produzir do que comprar?


Cláudio Jardim 20/01/2014

Gráficos retirados de: http://www.publico.pt/ciencia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...