quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A ilusão dos empregos verdes.

 Ouvimos os governos europeus a falar da criação de empregos verdes, e o nosso governo a falar que Portugal irá ter nestes empregos verdes uma grande evolução. Pois mas vamos a ver uma coisa esses empregos que tanto se fala são para a instalação de energias renováveis e não para a sua produção, o que leva a importação destas tecnologias e a um grande dispêndio económico, o que mais uma vez irá nos por mais uma vez a depender de fundos e empréstimos.
Retirado de : http://energiasolarresidencial.org/

 Não seria melhor investir na produção de tais tecnologias? Que tal apoiar as nossas Universidades? Que tanto investigam e muitas vezes com sucesso o qual não é aproveitado. A produção de painéis solares nacionais não dá para a procura, e então porque não se estimula esta industria?
 Fazemos projectos megalómanos todos os anos de super barragens, de parques eólicos ou de enormes quintas solares, e tudo isto com tecnologia de ponta como dizem, ou seja tecnologia estrangeira, ou seja até termos retorno económico para Portugal ainda lá vão muitos e muitos anos.
 Meus caros neste momento Portugal já tem cerca de 2/3 da sua energia nas renováveis, ou seja esses empregos chamados verdes iram aparecer no próximo 1/3, mas que na verdade são mais empregos indirectos ligados à construção iram desaparecer tão depressa como serão criados. 
 Querem criar a ilusão que estamos a nos tornar auto-suficientes, mas temos de ter a noção que economicamente não estamos e esse também é um dos pilares da sustentabilidade. 
 Temos de que ter a noção de que existe maneiras e maneiras de atingir um patamar de excelência e nem sempre a mais rápida é a melhor pois temos de proteger as gerações futuras e várias áreas, não precisamos de nos tornar os melhores do mundo, mas precisamos sim de estar entre os mais produtivos e os mais conscientes a nível ambiental, a própria comunidade europeia deveria trabalhar como um todo a nível desta área pois só assim se justifica existir projectos europeus que nos levem a um nível de excelência mundial.

Cláudio Jardim 05/09/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...