domingo, 28 de abril de 2013

1º Dia do European Seminar in Sustainable Development (ESSD)

 Com a saída um pouco atrasada do aeroporto de Lisboa directamente para Bucareste lá chegamos pouco passava das 5 da manhã local, pelo que tivemos nos dirigir até Sinaia cidade a qual iria nos acolher durante 15 dias que prometiam ser espectaculares ( tal como foram ). Chegada a Sinaia por volta das 7.30 da manhã e logo de seguida descida para o pequeno almoço e algumas apresentações para o desenrolar do Erasmus Intensive Program (EIP).
 Logo à chegada tive o prazer de conhecer dois dos meus colegas de projecto Aline e Razvan pessoas que tive o enorme prazer de conhecer e de conviver durante estes dias, pois são excelentes profissionais e excelentes pessoas.
 Por volta das 9.30 lá vamos nós por mãos à obra e começar duas semanas de muito trabalho. Começamos com a apresentação do Professor Alexandru o qual apresentou todo o projecto de ESSD e EIP e qual o programa de palestras, actividades e projectos que iríamos ter durante o desenrolar destas semanas. Tal como um pouco de história sobre os anos anteriores e sobre os projectos de Erasmus e sobre o próprio local e as instalações onde nos encontrava-mos.


 Em seguida tivemos uma apresentação de todo os historial de EVS ESSD e EIP feita pelo Joop, o qual notava-se que tinha uma enorme paixão pelo projecto. Tivemos acesso a dados de quando tinha começado e como tem-se mantido estável este projecto e também quais os principais factores de um sucesso com mais de uma década.


 No final do dia tive-mos uma apresentação de todos os países participantes e um jantar de degustação com as mais diversas iguarias trazidas por alunos e professores, para apresentar neste dia.
 Eu como bom Madeirense lá levei bolo de mel, rebuçados de funcho e broas de mel, sendo que Portugal um dos mais bem representados com 5 elementos tivemos iguarias de norte a sul do país e ilhas, desde o muito apreciado moscatel, aos pasteis de Belém, as chouriços e queijos, e até sabonete de leite de burra. 

 Estas semanas foram algo que terei sempre no meu ser, pois foi uma enorme aprendizagem de cultura e conhecimento em diversas áreas com especial relevância para a temática dos GeoParks, pois era uma temática quase desconhecida da minha parte e que veio a revelar-se muito interessante, pois podemos ver que todas as pessoas envolvidas em tais projectos têm uma grande paixão pelos mesmos e têm também um grande espírito de entre-ajuda.


Uma foto de família junto ao Peles Castle

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...