Phnom Penh, Camboja, 19 de junho de 2013 (IUCN) - East Rennell nas Ilhas Salomão foi adicionado à Lista do Património Mundial em Perigo, seguindo o conselho da IUCN (International Union for Conservation of Nature). Lago Turkana Parques Nacionais no Quênia e Florestas Virgens de Komi, na Rússia não foram adicionados à lista de Perigo, apesar do conselho de IUCN.
Segundo o relatório da IUCN, a exploração madeireira em curso sobre a parte ocidental da ilha Rennell - apenas 12 km do Património Mundial zona ameaçada devido aos grandes danos realizados na floresta. A introdução de espécies invasoras por madeireiros constitui também um perigo grave para a fauna endêmica. Rato Preto (Rattus rattus) já foi observado na parte ocidental da ilha o que faz com que aumente a dificil recuperação florestal na zona. IUCN alertou para um plano de acção de emergência e o governo das Ilhas Salomão tem o compromisso de entregar um estudo urgente sobre os impactos da exploração madeireira sobre Rennell Island.
East Rennell, declarada Património Mundial da Humanidade em 1998, é o maior atol de coral no mundo e sua floresta densa tem uma média de 20 metros de altura. O sítio do Património Mundial compõe a metade sul-oriental da Rennell Island, a ilha mais ao sul, das Ilhas Salomão, no Pacífico ocidental.
As Florestas Virgens de Komi, primeira zona natural da Rússia adicionada à Lista do Património Mundial em 1995, não foi inscrita na "lista de risco" pelo Comité do Património Mundial, actualmente reunidos em Phnom Penh, Camboja. IUCN tinha recomendando que fosse colocada na lista de perigo desde 2011, depois de uma visita ao local e verificação de exploração de minas de ouro.
O Comitê do Patrimônio Mundial também decidiu não adicionar Lago Turkana para a Lista do Património Mundial em Perigo, pelo segundo ano consecutivo. A zona está ameaçada por uma construção de uma barragem no rio Omo, na Etiópia, que fornece 80% da água doce do lago.
No ano passado, a recomendação da IUCN foi anulada para permitir mais tempo para uma missão de monitoramento e para visitar a Etiópia. Embora medidas necessárias não foram tomadas, conforme solicitado em 2012, tanto o Quênia como a Etiópia manifestaram a sua disponibilidade para responder às preocupações internacionais.
"Adicionando East Rennell à lista de Património Mundial em Perigo é um passo positivo em face dos grandes desafios que estas zonas e faz com que a IUCN veja esta situação como uma oportunidade para mobilizar apoio internacional e unir forças com as Ilhas Salomão em um claro plano de acção para a conservação do valores únicos da ilha ", diz Peter Shadie, vice-chefe da delegação do IUCN para o Comité.
Com a colocação de East Rennell na lista de perigo, o número total de sítios do Património Mundial naturais ameaçados sobe para 18, quase 9% de todos os sítios do Património Natural Mundial.
O comité deste ano também discutiu medidas necessárias para evitar outras zonas de perigo, listando a Grande Barreira de Corais, em 2014. A IUCN / Mundial revelou que o desenvolvimento costeiro, infra-estrutura portuária e má qualidade da água representam sérias ameaças ao ecossistema de recife, suas plantas e espécies algas do mar, a tartaruga verde e o peixe-boi. À Austrália pediram para aumentar o seu compromisso com a protecção recife e zona será reexaminada pela Comissão em 2014.
Retirado de: http://www.iucn.org/?13166/East-Rennell-declared-World-Heritage-in-danger
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua opinião critica e construtiva.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.