A Ikea e a Agência de Refugiados da ONU (UNHCR) criaram uma casa movida a energia solar. A estrutura foi criada com o objectivo de proteger as mulheres e as crianças que vivem em acampamentos improvisados em situações de risco.
Os campos de refugiados são, muitas vezes, palcos de doenças e violência, principalmente dirigida a mulheres e crianças. Esta situação é agravada pela falta de segurança e falta de iluminação. Infelizmente, esta é a realidade quotidiana de muitas pessoas – algumas chegam a viver em campos de refugiados por mais de uma década.
O grande problema nesta condição é que é necessário muito dinheiro para garantir que os 45,2 milhões de refugiados em países como a Jordânia, o Líbano, o Mali, o Sudão do Sul e a Síria recebem uma habitação adequada – já para não falar de comida, roupa e acesso a água potável.
A Ikea Foundation uniu-se à UNHCR em 2010. Em três anos, a empresa de mobiliário injectou €2,4 milhões (R$ 7,2 milhões) na iniciativa de criação de um projecto habitacional movido a energia solar que pode ser produzido em massa e distribuído em campos de refugiados por todo o mundo.
Em breve, o projecto será colocado no mercado open source, o que vai permitir a qualquer empresa interessada comprar as casas para ajudar a UNHCR. As tendas que são actualmente distribuídas duram mais de seis meses, enquanto as novas casas pré-fabricadas poderão durar vários anos.
Espera-se que os novos abrigos movidos a energia solar estejam prontos para uma produção em massa já em Outubro de 2013.
Retirado de - http://greensavers.sapo.ao/2013/07/01/ikea-e-onu-criam-abrigos-para-refugiados-movidos-a-energia-solar/ em 10/09/2013
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua opinião critica e construtiva.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.