sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Hotel do Portinho no Caniço

 Está em fase de aprovação de construção um hotel na zona do Portinho no Caniço, tal como falado na imprensa regional.
 Esta é uma uma obra que irá afectar a nossa orla costeira e que terá um grande impacto numa zona que deveria ser promovida pela biodiversidade marinha e não criar infraestruturas que venham danificar essa mesma biodiversidade.
 Claro que a criação de postos de trabalho tanto na construção como na hotelaria é de louvar, mas será que foram feitos estudos de impacto ambiental e até mesmo de impacto nas actividades turísticas naquela zona? Fica aqui a questão, pois neste momento com taxas de ocupação tão baixas como as que temos na nossa hotelaria em mais de 70% do ano deveríamos pensar em promover as camas disponíveis e não criar mais camas, pois esses mesmos postos de trabalho que irão aparecer poderiam aparecer noutro tipo de actividades sem tal impacto na nossa costa.
 Costa esta que já se encontra muito alterada por estes tipos de acessos privados ao mar.

 Não quero parecer radical ou mesmo contra o projecto em questão, mas penso que precisamos de apostar no nosso turismo mas noutras vertentes de maneira a ter uma taxa de ocupação mais regular e não estar a ser sazonal, como actualmente.

 Projectos como actividades turísticas em meios rurais, recuperação de levadas e trilhos pedestres, maior divulgação de praias quase desertas que temos pela nossa costa, limpeza mais regular de praias tal como a Praia da Abra no Caniçal que encontra-se regularmente com lixo, pois não existe qualquer tipo de limpeza da mesma e esta é frequentada basicamente por turistas que fazem esse trilho até ao Cais do Sardinha.

 Este post é apenas um pequeno desabafo sobre um assunto que diz respeito a todos nós, pois apesar do acesso à promenade e ao mar, temos de ter muito cuidado com o processo da obra para minimizar ao máximo o impacto da mesma.

Cláudio Jardim 09/08/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...