Hoje durante a hora de almoço lá foi eu dar o meu mergulho e almoçar, e mal acabo de sair da água é avistado um Lobo Marinho ou Foca Monge (Monachus monachus) ali mesmo a uns 30 metros a alimentar-se.
Como publicado esta semana na nossa página do facebook aconselha-se a não tentar interagir com estes animais pois os mesmos não são agressivos, mas temos sempre de ter em conta que também não são domesticados e que são animais selvagens que estão naquele território com a finalidade de alimentar-se, e por isso pode ter um comportamento natural de defesa de território.
Retirada de - http://www3.uma.pt/filipe/web/?p=519
Em baixo podem ver a descrição desta espécie tal como consta no site do Parque Natural da Madeira, entidade essa que tem feito um excelente trabalho na conservação desta espécie.
descrição da espécie
Distribuição
Originalmente a sua área de distribuição englobava toda a bacia do Mediterrâneo, Mar Negro e no Atlântico, toda a costa NW Africana desde o Senegal, e os arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias. Atualmente e devido à extinção desta espécie na maioria dos locais, o lobo-marinho encontra-se essencialmente no Nordeste do Mar Mediterrâneo e no Atlântico: na costa Noroeste africana, no Cabo Branco e no arquipélago da Madeira.No arquipélago da Madeira a sua área de distribuição inclui as Ilhas Desertas e a ilha da Madeira.
morfologia
Quando nascem têm um aspeto lanoso, são de cor negra com uma mancha branca umbilical. Têm cerca de 100 cm e pesam 15 a 20 Kg. Com a idade e as sucessivas mudas de pelo, a coloração vai-se alterando e pode variar do preto ao fulvo apresentando geralmente uma mancha esbranquiçada na zona ventral. Podem atingir os 3 metros de comprimento e chegar aos 350 Kg.
habitat
São mamíferos marinhos que dependem de terra para descanso e reprodução. Utilizam preferencialmente praias no interior de grutas, muito provavelmente para escaparem à perseguição de que foram alvo por parte do Homem. Contudo nos últimos anos voltaram a utilizar ocasionalmente praias abertas.
Embora utilizem com frequência a zona costeira, podem efetuar deslocamentos de algumas centenas de quilómetros em pleno mar.
dieta
Alimentam-se de peixe, cefalópodes e crustáceos, fazendo-o preferencialmente na zona costeira. Para isso, efetuam mergulhos que podem durar 15 minutos.
reprodução
Geralmente andam isolados ou em pequenos grupos tornando-se mais gregários durante a época de reprodução. As fêmeas procuram um mesmo local para terem e acompanharem as crias durante os seus primeiros meses de vida. Os machos aproveitam esta época para tentar, com maior sucesso, o acasalamento.Os nascimentos ocorrem com maior frequência em outubro/novembro, embora possam registar-se ao longo do ano. O período de gestação ronda os 9 meses e refere-se a uma única cria. O período de amamentação pode ir até aos 4 meses. A maturidade sexual nas fêmeas é atingida, de uma forma geral, aos 4 anos.
Por: Cláudio Jardim 01/08/2013
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua opinião critica e construtiva.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.