terça-feira, 11 de março de 2014

Os países da Ásia e do Pacífico estão a falhar em impedir perda florestal, a ONU alerta

Uma estrada de acesso é construído em uma floresta de turfeiras sendo desmatadas para da lugar a uma plantação de óleo de palma em Trumon subdistrito, na província de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra.
Fotografia: CHAIDEER MAHYUDDIN / AFP / Getty Images

 Segundo o TheGuardian os países da Ásia e do Pacífico não está a conseguir travar os desmatamento das suas florestas, criando assim um problema ambiental e aumentando a desertificação de muito terrenos.
 Este problema deve-se em grande parte à exploração dos terrenos para a produção de óleo de palma, fazendo com que a cada ano estejam a desaparecer 20 Km2 de florestas segundo Patrick Durst, oficial florestal senior da FAO disse em uma conferência de alimentos em Ulan Bator .

Na China e na Mongólia, sobre- pastoreio e má gestão da terra significa que os pastores cada vez mais têm que desistir de alimentar o gado por falta de alimento e têm de procurar novos empregos nas cidades de rápido crescimento. Aumentando assim o impacto que cidades têm sobre o ambiente, tal como podemos ver na China nestes últimos anos.

Os dados da WWF mostram a região do Grande Mekong perdeu um terço de suas florestas nos últimos 35 anos até 2009 , apesar de as taxas de desmatamento terem diminuído um pouco nos últimos anos.
 Uma gestão florestal sustentável é necessária para que haja um desmatamento controlado e sustentável, ajudando assim a reparar os impactos negativos dos últimos anos nestes países. Mas para isso tem de haver muita vontade politica e algum investimento, principalmente às populações que têm na agricultura o seu meio de subsistência.

Em busca de notícias positivas , a FAO disse que, enquanto a perda de florestas naturais continuam , a cobertura florestal actual na região tem aumentado ao longo dos últimos 20 anos, principalmente graças a programas de reflorestamento na China, Índia e Vietname.

Mas os especialistas dizem que os problemas só pioraram em muitas áreas reflorestadas porque biologicamente diversas florestas foram substituídas por uma única espécie plantada para fins comerciais , tais como óleo de palma e plantações de borracha .

Na província de Yunnan, na China , por exemplo, os especialistas dizem que as políticas de reflorestamento são parcialmente responsáveis ​​por uma seca de quatro anos , apesar de ser uma região rica em chuva.

Menos de 10% da floresta natural de Yunnan permanece, e árvores plantadas recentemente comerciais não têm a capacidade de regular o fluxo de água subterrânea . Porque estas precisam de consumir mais água do que as árvores nativas, consumindo grande parte dos recursos hídricos da região de água.

"Misturando árvores com ervas em áreas secas iria garantir a sua sobrevivência e proteger a biodiversidade , isolar as pragas e limitar os incêndios florestais ", disse Jin Zhonghao , diretor Chinês para a rede de floresta e comércio global da WWF.

Fonte: http://www.theguardian.com/environment/2014/mar/11/asia-pacific-countries-forest-loss-un?CMP=twt_fd em 11/03/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...