quarta-feira, 7 de maio de 2014

Gran Canaria combate invasão de cobras

 Gran Canária está com um grande problema entre mão pois uma população de cobras reais californianas fugidas de cativeiro estão a ameaçar espécies endémicas e únicas no mundo de lagartos, assim como podemos ver pela noticia abaixo transcrita.

 Este problema passa-se em muitos locais no mundo daí a nossa posição de que o uso de animais para fins de estimação deverá ser controlado e muito limitado ao nível das espécies usadas e principalmente no que diz respeito à importação e exportação de espécies as quais em caso de fuga podem transformar por completo um ecossistema, assim como pode acontecer nesta ilha espanhola. Porque não é só a extinção de algumas espécies que está em cima da mesa, o que só por si é muito mas muito grave, é também o controlo de pragas que estas espécies de lagartos fazem durante todo o ano naquela ilha.


A ilha espanhola Gran Canaria convocou especialistas mundiais para ajudarem a deter a invasão de cobras brancas que ameaçam comer todos os seus lagartos raros, indicou hoje um ecologista.
Os guardas florestais da Gran Canaria, a maior das Ilhas Canárias, mataram já milhares de cobras reais californianas, descendentes de cobras de estimação que escaparam para a natureza.
As cobras não representam uma ameaça para os seres humanos, mas têm devorado outras criaturas, tais como o lagarto gigante da Gran Canaria, disse o ambientalista Ramon Gallo, que dirige um projeto para controlar a população de cobras, citado pela agência de notícias francesa, AFP.
"Aquele lagarto só existe na Gran Canaria e, se as cobras acabarem por se espalhar por toda a ilha, elas farão dele uma espécie em perigo de extinção", sublinhou.
"Estamos a falar de salvar a biodiversidade das Ilhas Canárias, que é um dos principais atrativos que as ilhas têm para o resto do mundo. As Canárias são um laboratório biológico e as cobras estão a colocar em risco uma das suas espécies mais importantes", acrescentou. Leias mais em: Gran Canaria combate invasão de cobras | DNOTICIAS.PT
Cláudio Jardim 07/05/2014



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...