quinta-feira, 3 de julho de 2014

Vereda da Ponta de São Lourenço - Parte I

Praia da Abra

 Após alguns dias a falar em fazer um percurso pedestre lá decidimos que iríamos aliar o trekking  ao mar e à praia e então escolhemos este percurso (PR8 Vereda da Ponta de São Lourenço).

Mapa do percurso.

Casa do Sardinha
 Apesar do percurso ser bastante acessível tem algumas inclinações que devem ser tomadas em contas por aqueles que têm mais dificuldades físicas, pois tanto no percurso de ida como de vinda terão algumas barreiras a ultrapassar, mas apenas pequenas barreiras pois connosco foram pessoas que não realizam este tipo de actividades e mesmo com uma ou outra dificuldade lá chegaram, e também foi uma criança de 7 anos a qual comportou-se de forma exemplar.



Chaminés secundárias.
 Logo no inicio do percurso lá avistamos alguns Falcões que sobrevoavam aquela zona e ali paramos a vê-los e depressa percebemos que tínhamos cerca de 6 a 7 indivíduos alia a sobrevoar a zona, e nós à espera de ver a natureza no seu auge, e ver um deles mergulhar dos céus para apanhar a sua presa, mas infelizmente terá de ficar para outra vez. Seguimos o nosso percurso e lá observamos uma série de fauna característica daquela zona, repteis tal como a lagartixa, e muitos pássaros de tamanhos e cores diferentes, pois esta área é excelente para a observação de aves.
 Parando aqui e ali para explicar a geologia da zona, e também explicar o que são os diferentes tipos de rocha que ali observamos, pois pelo nosso caminho temos diferentes tipos de rocha com diferentes quantidades de ferro na sua composição e daí a zona ter grandes faixas avermelhadas nas suas montanhas. tal como podemos observar antigas chaminés secundárias, as quais contam um pouco da história de formação das nossas ilhas, tais como a disjunções que podemos observar ao longo deste pequeno percurso com um total de 8 km.


Apesar de árida podemos observar flores.
 Pelo caminho poderão ver também ver muitas borboletas e plantas que apenas habitam aquela zona da ilha que é também por muitos conhecida como o nosso pequeno deserto, devido a ser a zona mais árida de toda a Ilha da Madeira. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...