quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Reino Unido 2/5 das produções agrícolas destruídos por serem feios

 Hoje vamos falar de um artigo do  The Guardian que nos fala que dois quintos da fruta e vegetais são destruídos e não chegam aos consumidores devidos a terem um aspecto "feio".



 Um estudo recente no Reino Unido apresenta estes valores de 2/5 de produto rejeitado, produto agrícola esse que mais tarde é usado para alimentação de animais ou então enterrado novamente nos campos agrícolas. Este estudo apresenta também dados sobre o desperdício que é registado em uma família inglesa que pode chegar aos quase 5 kg por semana o que ao fim de um ano dará  260 kg, o que economicamente falando essa família deita fora cerca de 900€ por ano.
 O relatório destaca as prioridades de pesquisa para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos , incluindo a melhoria das colheitas e tecnologias de embalagem , boa previsão do tempo sazonal e novas formas de reduzir o desperdício de alimentos dentro de casa.
 Esta já é a segunda vez que alertamos esta semana para o desperdício alimentar ainda antes de os produtos chegarem ao consumidor final, pois na nossa página do facebook já tínhamos colocado um artigo em que tínhamos uma senhora a oferecer visitas à sua quinta e a fruta que lá está pela mesma não ser aceite no mercado devido a não ter o tamanho requerido pelos retalhistas.
 Temos de mudar mentalidades pois o desperdício que ocorre a nível mundial é enorme por uma questão de "estética alimentar", cada um de nós tem um papel fundamental nestes desperdícios, mas as grandes empresas retalhistas são o principal ponto desta questão e eles devem ter uma atitude diferente, ou os diversos governos devem mesmo incutir uma atitude no mercado.

 Cláudio Jardim 19/09/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...