Estas próximas duas semanas decorre em Varsóvia a Conferência para as Alterações Climáticas das Nações Unidas, e ontem foi um dia marcante quando um delegado das Filipinas falou e pediu ajuda ao mundo para tomar decisões até dia 22 de Novembro de forma a que possamos, ter passos importantes para responder às alterações climáticas. Pois os cerca de 10.000 mortos, números ainda provisórios do governo das Filipinas emocionou grande parte dos delegados dos mais diversos países ali presentes que aplaudiram de pé esse pedido de ajuda.
Espera-se que seja atingido um novo pacto mundial de forma a que haja directrizes rígidas para combater as alterações climáticas, e para que o desenvolvimento sustentável passa a ser uma realidade a nível mundial, o que será muito complicado pois países como o Brasil ou Angola que estão no auge do seu desenvolvimento iram tentar aumentar as suas Emissões de CO2 para a atmosfera.
O acordo deverá ser realista de forma a ser cumprido por todos os países, pois segundo o relatório do IPCC as alterações climáticas estão aí à porta e falta muito pouco tempo para começarmos a notar grandes impactos, e meus caros Portugal é dos países do Sul da Europa que mais vai ser atingido pelo aumento do nível do mar e pelas longas secas que serão cada vez mais frequentes.
Decisões e acordos difíceis mas necessários para a nossa sobrevivência e adaptação a este novo mundo que até ao final do século irá estar cá presente. Sempre que aja noticias nestas semanas tentaremos acompanhar de forma a informar o publico em geral, pois esta conferência não é só para especialistas, mas para todos, e a participação e opinião de todos é levada em conta pelos diversos governos, quer sejam locais ou nacionais, a população é uma peça chave em qualquer decisão.
Cláudio Jardim 12/11/2013
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua opinião critica e construtiva.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.