quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Projecto LIFE – Fura-bardos recupera floresta laurissilva


Foi apresentado esta manhã, na Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o projecto LIFE Fura-bardos, apoiado pela União Europeia e desenvolvido através de uma cooperação entre a Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves (SPEA), o Parque Natural da Madeira, a Direcção Regional de Florestas e a SEO-Birdlife.
Luís Costa, da SPEA, entidade que coordena o projecto destaca o facto de esta ser a primeira acção dirigida ao fura-bardos, uma sub-espécie de gavião que apenas existe na Madeira e nas Canárias, as duas regiões onde serão desenvolvidas acções.
“É uma das sub-espécies referenciadas como prioritárias para recuperação pela União Europeia”, sublinha.
Um dos objectivos do projecto é reunir mais informação sobre a espécie e proteger o seu habitat.
“Um dos problemas que o projecto pretende resolver é ter mais informação sobre esta espécie que é difícil de trabalhar, porque vive num habitat de floresta laurissilva muito fechado que não é fácil estudar”, explica.
No total, serão recuperados 76 hectares, em três concelhos, Santana, São Vicente e Porto Moniz que foram alvo de incêndios recentemente e onde serão plantadas 62 mil espécies da laurissilva.
“Também haverá a criação de alguma dinâmica económica local, nomeadamente criando alguns postos de trabalho que nesta altura são muito importantes”, destaca Manuel António Correia.
O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais que presidiu à apresentação do projecto recorda que, nos últimos anos, ao abtigo da iniciativa LIFE, a Região “candidatou-se e conseguiu ter no terreno projectos que ascenderam a 9 milhões de euros de investimentos e que corresponderam a uma transferência da EU de 6,5 milhões a fundo perdido”.
O governante lembra que estes fundos não fazem parte do pacote tradicional a que a Região tem direito, “acrescem a esses fundos”.
A Região já teve dois projectos que em dois anos diferentes foram considerados os melhores da UE, um dedicado à Freira da Madeira e outro à Freira do Bugio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Filipe Duarte Santos em entrevista ao Noticias ao Minuto

 Excelente entrevista com muitos esclarecimentos sobre o nosso presente e futuro, desde os incêndios até à agua que usamos nas nossas sanita...