sexta-feira, 20 de junho de 2014

Praia de plástico

 Pois é na semana passada foi até ao Baleal junto a Peniche e apesar de nunca lá ter estado, qual o meu espanto a ver que esta linda praia estava cheia de detritos de plástico, e não era lixo atirado por quem lá andava a fazer praia, surf ou mesmo a caminhar pela areia, tal como eu estava ali a fazer com um grupo de amigos.
Imagem meramente indicativa retirada de: http://www.luxurytravelstories.com/plastic-beach/

 A quantidade de pequenos detritos de plástico já triturado pelos numerosos kms já percorridos nos oceanos é imensa, o que nos leva a pensar que temos de repensar e muito a nossa atitude para com os nossos oceanos, pois eles não são o nosso balde do lixo. Isto porque aquelas pessoas e crianças que ali estavam na semana passada e que lá estão hoje não têm qualquer culpa de alguém em alguma parte do mundo ter deitado ao mar uma garrafa de plástico ou uma embalagem de bolachas.
 Uma área que é das mais bonitas da costa Portuguesa totalmente desfigurada pela atitude de um mundo sem qualquer tipo de ética ambiental, sem noção das consequências dos seus actos, um mundo que leva a quem frequente estas praias que em Portugal ainda são de areia mas que em outros locais do nosso mundo a percentagem de plástico triturado é de cerca de 40% do total da areia.

 Fiquei com muita pena que uma praia como o Baleal esteja neste estado, com muita pena de quem lá vive e que tem de ver isto sem qualquer tipo de culpa.
 Infelizmente este post deveria ser feito para tentar chegar àqueles que deitaram o tal plástico no mar, isto para que sintam vergonha de tal atitude, o que sei ser impossível pois a culpa morre solteira como dizem os ditados populares, mas serve-me a mim também para sentir vergonha de fazer parte desta humanidade que apenas olha para si mesmo, e para continuar a participar em acções que mostram que existe uma solução bem mais sustentável.

 Cláudio Jardim 20/06/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Filipe Duarte Santos em entrevista ao Noticias ao Minuto

 Excelente entrevista com muitos esclarecimentos sobre o nosso presente e futuro, desde os incêndios até à agua que usamos nas nossas sanita...