a noticia foi avançada esta semana pelo jornal o Público conforme o link em abaixo.
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/arvores-de-interesse-publico-voltam-a-ter-um-regulamento-que-as-proteja-1662025
Devido ao clima propício, existem em Portugal árvores que se distinguem doutras das suas espécies pelo porte, desenho, idade, raridade, interesse histórico ou paisagístico e são estas árvores que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas considera como “Monumentais”, classificando-as de Interesse Público.
Estas árvores apresentam um valor patrimonial elevado, tendo algumas delas ligação direta com a nossa história e cultura. Tratam-se de exemplares que se encontram isolados ou em conjunto, localizados muitas vezes em jardins públicos, no meio urbano e em diversos locais emblemáticos, tais como igrejas, ermidas e fontes, entre outros.
Não se incluem nesta base de dados os magníficos exemplares existentes nos Jardins Botânicos e nos Parques Florestais da Pena, Monserrate e do Buçaco assim como as Árvores Monumentais existentes nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, por estas Regiões Autónomas terem Decretos legislativos regionais próprios.
Tendo em conta o elevado número de árvores classificadas, que serão objeto de informação através de um meio de divulgação específico, apenas se ilustram aqui alguns dos exemplares mais notáveis de árvores que existem no nosso País, tais como exemplares que se destacam:
- pela sua idade, sendo alguns contemporâneos:
- 1 - de Cristo;
- 2 - da nossa nacionalidade;
- 3 - de tempos áureos da nossa história como o dos descobrimentos marítimos e das conquistas de Portugal no mundo - têm entre 400 a 600 anos;
- 4 - por serem testemunhos diretos de lendas, mitos e de factos históricos relevantes e curiosidades;
- 5 - pelo desenho (simetria) ou pela sua forma bizarra; e
- 6 - pela idade e pelo perímetro do tronco, sendo considerados das árvores mais grossas de Portugal, dentro das suas espécies.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe a sua opinião critica e construtiva.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.