domingo, 13 de julho de 2014

Nova lei vêm proteger as árvores de interesse público.

 Já era tempo de haver uma lei para impedir a estupidez de muitos dos nossos autarcas, pois infelizmente são poucas as câmaras que têm consciência ambiental antes da consciência imobiliária e econômica.
 a noticia foi avançada esta semana pelo jornal o Público conforme o link em abaixo.
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/arvores-de-interesse-publico-voltam-a-ter-um-regulamento-que-as-proteja-1662025





Devido ao clima propício, existem em Portugal árvores que se distinguem doutras das suas espécies pelo porte, desenho, idade, raridade, interesse histórico ou paisagístico e são estas árvores que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas considera como “Monumentais”, classificando-as de Interesse Público.
Estas árvores apresentam um valor patrimonial elevado, tendo algumas delas ligação direta com a nossa história e cultura. Tratam-se de exemplares que se encontram isolados ou em conjunto, localizados muitas vezes em jardins públicos, no meio urbano e em diversos locais emblemáticos, tais como igrejas, ermidas e fontes, entre outros.
Não se incluem nesta base de dados os magníficos exemplares existentes nos Jardins Botânicos e nos Parques Florestais da Pena, Monserrate e do Buçaco assim como as Árvores Monumentais existentes nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, por estas Regiões Autónomas terem Decretos legislativos regionais próprios.
Tendo em conta o elevado número de árvores classificadas, que serão objeto de informação através de um meio de divulgação específico, apenas se ilustram aqui alguns dos exemplares mais notáveis de árvores que existem no nosso País, tais como exemplares que se destacam:
 Vê alguns exemplos em: http://www.icnf.pt/portal/florestas/aip/aip-monum-pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...