quarta-feira, 16 de julho de 2014

Exótica, italiana, Elétrica: A Energica Ego a superbike elétrica

Com os principais fabricantes ainda a tentar gatinhar  no que diz respeito ao desempenho eléctrico, cabe às fábricas de menores dimensões e independentes começar a desbravar o futuro das motas movidas a bateria. Vinda de Itália a Energica acaba de anunciar o modelo de 2015 da sua superbike Ego. Com 100 kW (134 cv), 195 Nm (143,8 lb.ft) e 11,7 kWh de potencia, que vai ser um foguete na estrada, capaz de atingir 240 km/hora (149 mph) de velocidade máxima ... isto sem deixar de parecer uma verdadeira Italiana de design.

Uma vez que você experimente uma boa mota eléctrica, não vai mais querer voltar ao combustível fóssil dizem eles. Os principais fabricantes têm investido muito em pistões, válvulas, embreagens, radiadores e caixas de velocidades; talvez seja por isso que eles estão arrastando ao longo do tempo o desenvolvimento das eléctricas. Certamente, se por exemplo a Honda começar a produzir em massa motas eléctricas, isso irá despertar o mercado.

Tal como está, alguns dos grandes produtores estão tendo tentativas de colocar no mercado motas a da bateria, mas os progressos reais estão sendo feitos por fabricantes menores e independentes que começaram com o único objectivo de trazer eléctrica para o povo.

Independentes, como a Itáliana Energica, com sede em 'Motor Valley' em Modena, apenas alguns minutos fora de Bolonha uma das mecas dos motores a combustível fóssil como a Ferrari, Lamborghini e fábricas da Ducati.

Energica, fruto da imaginação de especialistas em engenharia de competição do Grupo CRP, tem vindo a construir streetbikes eléctricas com um toque típico design italiano e alto desempenho desde 2011, e a empresa acaba de lançar seu último "foguete" movido a lítio, a Ego.

O modelo Ego apresenta uma bateria de 11,7 kWh, com autonomia de 100 a 200 km (60-120 milhas)  dependendo da velocidade que você estiver a debitar na mota. O motor tem 100 kW (134 cv) de potencial máxima, mas como todos os motores eléctricos sendo que o condutor vai sentir a sua potencia logo de inicio, devido a uma monstruosa 195 Nm (143,8 lb.ft) de arranque, que entra em acção imediatamente 0 rpm.

Sem embreagem ou engrenagens a Ego está limitada electronicamente a 240 kmh (149 mph) velocidade máxima e o 0-100 km (62 mph) é menos de três segundos. Muita gente acha que a mota sem velocidade e embriagem irá tirar prazer ao condutor, mas por exemplo eu era um deles, isto até que montei o modelo SR Zero e percebi que uma caixa de velocidade é completamente irrelevante se você tiver grande capacidade de motor quer em andamento que em redução. O modelo Ego é uma mota muito mais potente que o SR, logo você não vai precisar de engrenagens.

A suspensão é Marzocchi na frente, Ohlins na traseira, e há um sistema ABS Bosch para domar a mordida dos travões Brembo radiais.

A travagem de motor é totalmente a critério do piloto. Você pode programar em qualquer grau de travagem regenerativa que você goste através do lindo ecrã TFT a cores.

O carregamento da bateria por meio de uma tomada de parede terá 3,5 horas máximo, ou 30 minutos para uma carga de 80 por cento usando um carregador rápido opcional.

Preço? Sim, ainda é muito caro. O modelo Ego custará entre $ 25.000 e $ 28.000 dollars nos EUA, dependendo flutuações nos preços de bateria, e ele vai estar disponível já no próximo ano. Energica está actualmente a criar mercado em torno de Itália, Alemanha e Estados Unidos, oferecendo passeios de testes ao publico local. Se você não tiver montado uma elétrica de alto desempenho antes, eu sugiro que experimente e verá que vale a pena o tempo tirado.

Fonte: Gizmag

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