sábado, 28 de dezembro de 2013

Animais de estimação (uma prenda? sim ou não?)



Pois é... dei comigo a pensar após esta época de Natal sobre os animais de estimação que muitos postaram nas páginas sociais... 
 E tenho a dizer que não concordo com tais prendas e atitudes, pois um animal de estimação deve ser muito bem ponderado por quem o tem, ou o quer ter, e digo isto após eu mesmo já ter cometido erros de os ter por impulso. Ter uma animal a nosso cargo requer uma série de coisas que têm de ser postas em cima da mesa, isto antes de qualquer decisão:

  • Temos tempo?
  • Temos paciência?
  • Dinheiro para todas as despesas médicas?
  • Vamos acompanhar o animal durante toda a sua vida?
  • Vamos cuidar, passear, brincar e ensinar?
  • Quando ele crescer e deixar de parecer um peluche? Será que vamos acarinha-lo de igual maneira?
 Estas entre outras questões têm de ser pensadas e respondidas, e não de uma forma impulsiva, mas sim de uma forma ponderada, pois ter um cão que apenas da-mos ração todos podemos ter, mas será que esse animal é feliz? Será que nós somos felizes? Penso que não, pois quando decidimos que o queríamos tínhamos uma grande paixão por ele, mas era apenas isso uma paixão, que depois deixa de ser e acaba muitas vezes por ser um estorvo, e um dia passa a ser uma preocupação.

 Posso parecer radical, mas com a quantidade de posts que vi de animais oferecidos este ano, tenho a dizer que fiquei muito triste pois quase a sua totalidade são animais de raça os quais foram criados com o único propósito de serem vendidos e de realizar dinheiro, por isso aqui fica uma opinião muito sincera, se quiserem um animal vão até aos abrigos e aos canis municipais, pois ali têm com certeza um ser que vão gostar, que se vão apaixonar e que vão amar, pois será de livre escolha de ambos, e será desde o inicio uma relação criada pelos dois, pelo dono e pelo animal.

Cláudio Jardim 28/12/2013 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião critica e construtiva.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Andamos preocupados com questões erradas?

 O mundo anda preocupado em ter guerras, lutar por petróleo, dinheiro e poder, e vai criando falsos refugiados, sim falsos refugiados, esta ...